BLOG ANTIGO

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O Feriado da Não Mediocridade

O feriado da Não Mediocridade


Dia 13.07, Dia mundial do Rock, fui ver o documentário chamado “Little girl blue”, sobre Janis Joplin. Já assisti outros documentários e ou biografias sobre Edith Piaf, Maysa, Cazuza, Renato Russo, Gandhi, Stephen Hawking, Tim Maia, Irmã Dulce, Karl Marx entre outros.
Saí do cinema com a mesma sensação que senti vendo as outras obras: O mundo avança, evolui, aprende, com os desiguais.  E a imensa, quase a totalidade da população do planeta é composta por iguais, medianos, medíocres. E, via de regra, os que ousam sair desta mesmice, são julgados, trucidados, ridicularizados, por nós, os iguais. Os medíocres.
Todas as estórias ou historias das pessoas que citei acima são repletas de incompreensão e sofrimento. E de uma busca incessante por algo que a maioria de nós sequer enxerga, mas que alguns iluminados seres passam a vida, desde muito cedo e às vezes inconscientemente, a buscar.
Então fiquei pensando o que poderia acontecer para ao menos melhorar este estado geral de mediocridade em que vivemos nossas vidas. Então resolvi dar uma sugestão, claro que nunca será acatada creio eu, mas que mesmo assim, irei fazê-la:
Poderia ser criado um novo feriado. Assim, nos moldes do 1º de Maio. Com alcance mundial. O FERIADO DA NÃO MEDIOCRIDADE. Mas seria um feriado diferente. Não seria para beber, acordar mais tarde, ir à praia ou visitar a sogra. Muito menos para ficar em casa assistindo Ana Maria Braga e bem estar! Não, não caros amigos. Seria um feriado para nós, os medíocres, termos a oportunidade de sairmos da nossa zoninha de conforto. E teríamos que, ao final do dia, prestarmos contas do que realizamos nesse glorioso feriado.
Mas, o que fazer para deixar de ser medíocre pelo menos um dia?? Ó duvida cruel e lancinante (essa palavra roubei de Geni, de Chico Buarque eh eh) abaixo vou dar algumas sugestões:
- Trocar de emprego. Fazer o trabalho do outro. Talvez servisse para dar valor á atividade alheia.
- trocar de cônjuge e ou relacionamento. Não no sentido sexual. Isso o mundo já faz. Mas um dia inteiro com o cônjuge alheio. Talvez passasse a enxergar defeitos e principalmente virtudes que nunca valorizamos em quem convive conosco.
- Tomar conta do filho dos outros. Um bem espevitado. Com certeza, ao final do dia daríamos mais valor aos nossos pais.
- ler um livro. Inteiro. Do começo ao fim. E a noite, antes de deitar-se ainda recomendar a um desconhecido.
- passar o feriado inteiro em uma localidade que só Você não falasse o idioma praticado lá. Com certeza ser cérebro desenferrujaria.
- poderia também passar o feriado fazendo trabalho voluntário. Dia inteiro. Sem remuneração. Ajudando pessoas que você nunca viu. Não sabe de onde vieram. Com certeza iríamos sair do feriado pessoas melhores. Menos egoístas e medíocres.
- outra coisa bacana que poderíamos escolher para fazer neste feriado seria passar ele, inteirinho, sem poder andar. Ou ouvir. Ou enxergar. E sermos obrigados a fazer as coisas sem um desses sentidos e ou habilidades. Acho que, ao final do dia, seríamos muito mais atenciosos e respeitosos com os que possuem a falta de algum sentido e ou dificuldade física.
Desencorajou? Achou difícil? Pensei em algo mais fácil (oh maldito jeitinho brasileiro), tenho outras sugestões, mas elas teriam que acontecer todas juntas no mesmo dia. São elas:
Não ver programas de TV sem conteúdo. Não lavar o carro em casa, desperdiçando água. Não usar rede social, não falar mal de ninguém (eu disse ninguém mesmo. Rum!), não parar em fila dupla na hora de levar o filho na escola. Isso vale também para a hora de ir buscar.
Enfim, tem várias e várias outras sugestões para tentar fugir da mediocridade. Ao final do dia, comprovadas as atividades, o cidadão dito respeitado, receberia o atestado:
EU FUI NÃO MEDÍOCRE POR UM DIA.
Penduraria na parede, postaria no facebook, whatsapp, instagram, foursomme, twitter, you tube, qzone, Google+, wechat, snapchat, baidu tieba, linkedim, pintrest, telegram, entre outras, dando claras demonstrações que o feriado foi perdido kkkkkk.

Carlos Santos. Medíocre de nascença. Mas resistindo enquanto puder!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade. Comenta aê!