BLOG ANTIGO

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

FELIZ ANO NOVO. DE NOVO

FELIZ ANO NOVO. DE NOVO.

Sou uma pessoa que não gosta da mesmice. Nem de fazer a coisa por obrigação ou “convenção”.
Minha filha por exemplo, não é batizada. Tem padrinhos de consideração, por mero cuidado sociológico. Em minha opinião ela deve escolher a religião dela quando crescer. Da mesma forma que não exigo que me dê a “bença”. Se for para pedir para ser abençoada, pede direto ao criador, a Deus ou a qualquer dos nomes que o chamemos.
Não gosto muito do natal. A mesma coisa todos os anos. Aquelas velhas e chatas “amigas secretas”, que você acaba tirando gente legal, mas também vêm umas malas no meio. Dá um presente super bacana e ganha uma arvore de arame revestido com pedrinhas semipreciosas coladas em cada haste, ou uma “santinha milagrosa”. Uma lástima. O comercio entupido de compradores ensandecidos, parecendo que o mundo vai acabar. No shopping, pessoas pacatas, respeitosas trocando insultos e até tapas por uma mísera vaga de estacionamento. Fila até para subir na escada rolante. To fora!

Obrigação de comer panetone, de estar e parecer feliz. De encontrar toda a família (quem tem família grande sabe do que estou falando), sem falar que moramos nos trópicos e temos que ficar explicando aos nossos filhos porque peste agente comemora o natal achando e se comportando como se no Brasil nevasse. Já basta ter que achar no mapa o Pólo norte, explicar como as renas de papai Noel conseguem voar e outras “cositas más”. Sem falar no pernil, no peru, no chester. Falando nessa apreciada ave, alguém conhece um chester? Alguém já ouviu falar em criação de chester? Alguém sabe a cor das penas de um chester, alguém sabe se chester tem mesmo penas?????? Mistério, muito mistério. Eu não como. Prefiro o velho e bom pernil. E nada de ninguém se lembrar do aniversariante do natal, verdadeiro motivo da comemoração.....

Aí passa todo esse tumulto e chega a semana do ano novo. Dezembro o mundo sai de férias. Os políticos. Os jogadores de futebol. A bolsa de valores. Até os bandidos parece que nesta época dão uma trégua. Ai, sem ter muito que fazer, os grandes jornais começam aquelas manjadas matérias. “não sei aonde vão ser quinze minutos de queima de fogos ( ALGUEM JÁ FICOU CRONOMETRANDO ESSE TEMPO??)”.  “a rodoviária estava entupida”.” Ano passado tantos mil mortos no transito, para este réveillon a policia espera uma redução de tantos por cento” “ esse ano a tendência para o réveillon é o branco (sic)”, “previsões de num sei quem de obaluaiê dos signos regidos pelas runas consagradas na terra santa de Israel”. Simpatias para dar sorte “pular três ondas”, “ comer lentilha” e por aí vai.

Mas tem algo que me incomoda mais. É a artificialidade desta época. As pessoas parecem que têm vergonha de desejar coisas boas ao outro, ao seu semelhante. Uma frase do tipo “feliz ano novo” é dita para você sem nem sequer a pessoa olhar em sua direção, sem contar que, de tão rápida e envergonhada que é proferida, foneticamente ouvimos algo do tipo “fiz ovo”. Fez ovo? Virou galinha agora foi? Por obrigação nada sai bem feito. Alguém já disse que a necessidade é a mãe de todas as porcarias. Se for desejar algo, não faça da boca pra fora. Diga com o coração. Com a alma, com vontade. Deseje sinceramente votos de felicidade, sucesso e prosperidade. Falando nisso, do jeito que o tempo anda passando rápido, quando você terminar de ler esse texto imenso, já teremos chegado 2013. Então, para finalizar F E L I Z  A N O  N O V O .  F E L I Z  2 0 1 2!

Bom, dito isso, vou ali dar uma conferida no horóscopo de João Bidu que ninguém é perfeito rsrsrsrsrrsr
P S texto escrito diretamente de Aracajú, na residência do meu amigo e compadre Carlos Assunção, conhecido nas budegas de Camaçari carinhosamente por PIUI!

7 comentários:

  1. ADOOOOOREI :D FELIZ 2012, TUDO DE ÓTIMO HOJE E SEMPRE! AMO VOCÊ S2

    ResponderExcluir
  2. Grande texto Carlão. Te desejo de coração um 2012 melhor ainda que o ano que finda. Seu pensamento sobre Natal e Ano Novo com relação ao consumismo bate com o meu. Abraço. Ronaldo Nascimento.

    ResponderExcluir
  3. Nada mais comum,nessa época de festejos, do que brindar com uma taça de champagne...No entanto,você nos brinda com uma "taça" de reflexão...Aliás, como em tudo que escreve. Feliz Ano Ano!

    ResponderExcluir
  4. Parceiro... Parabéns pelo texto. Concordo com a maioria de sua opiniões. Mas o que eu gostei de verdade foi a parte do "FIZ OVO". Ótima observação. A superficialidade desta época realmente me incomoda e mais a inversão de valores também. É uma comprovação de quanto o CAPITAL dita regras e nos obriga a comprir. Também faço parte da RESISTENCIA a este período. Um "FIZ OVO" pra você também...

    ResponderExcluir
  5. Carlos Santos ser irreverente é um dom de poucas pessoas, e fico a vontade de falar isso. Budegas são lugares a onde as pessoas com forte cateter participar dsses lugares inclusive vc meu grande amigo e compadre(CAZUZA0)

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, está na hora de você pensar em usar essa habilidade na escrita, de modo a contribuir para mudar algo neste mundo eternamente miserável em que vivemos. Se não quer ganhar dinheiro com isso, o que não é "pecado", pode escolher gastar para isso. Você escreve muito bem e tem uma percepção social afiada! Dificilmente digo isso a alguém. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Mesmo já estando quase em 2013, rsss, adorei ler o texto fora de época natalina, Carlito!

    ResponderExcluir

Fique a vontade. Comenta aê!